04/11/2013

"O" Bolo de Iogurte


Neste Domingo de Outono cheio de sol e com a casa enfeitada de flores cor de alegria, dei por mim a sentir saudades da Primavera que este ano não se mostrou. A manhã despontou serena e amistosa, como que a adivinhar um dia bom, daqueles que não estamos à espera mas que nos fazem sonhar ao deitar, a pensar que afinal ainda há muitas páginas para escrever em cada um dos nossos livros. Pequenas anotações, talvez até demasiado singelas, mas que um dia mais tarde, quando a idade nos faz recuar ao encontro das memórias que pensámos já estarem perdidas, nos abrem a porta da felicidade.

E esta felicidade está quase sempre de mãos dadas com a comida, com a sua partilha. Quando estou feliz vou para a cozinha materializar os meus sorrisos. Um bolo, umas bolachinhas, um petisco para oferecer e partilhar. Sentir essa alegria que tão bem me invade a memória em cada receita que guardo comigo e que já sei de cor, como "O" Bolo de Iogurte infalível da minha avó, que tão bem me sabe em dias cheios de sol. O 4 é o número mágico que vai ser fácil de decorar, para partilhar e sentir os sorrisos dos nossos em qualquer altura e em qualquer lugar.
Boa semana!



BOLO DE IOGURTE DA AVÓ

ingredientes

1 iogurte de aroma, sólido/de colher - 125g (uso sempre de pêssego ou tutti-fruti)
4 ovos médios
4 medidas bastante rasas de iogurte de açúcar (quem gostar dos bolos menos doces, pode cortar 1 medida de açúcar - eu atualmente coloco apenas 3 medidas bem rasas, mas da receita inicial constam 4)
4 medidas de iogurte de farinha de trigo
1 c.sopa de fermento em pó
1 medida rasa de iogurte de óleo de girassol


preparação

1. pré-aquecer o forno a 180ºC
2. untar uma forma de chaminé com manteiga e polvilhar com farinha
3. numa taça, juntar o iogurte, os ovos, o açúcar, o óleo e a farinha peneirada com o fermento
4. bater com uma batedeira ou colher de pau até a massa estar homogénea e começar a formar bolhas (não bater demasiado para o bolo não ficar pesado)
5. deitar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 40 a 45 minutos (verificar se o bolo está cozido espetando um palito no centro; se este sair seco, é porque o bolo está pronto a ser retirado do forno)
6. retirar do calor e deixar arrefecer um pouco na forma antes de desenformar
7. servir morno, com uma chávena de chá

Nota: além deste bolo simples de iogurte, faço também muitas vezes este bolo de laranja absolutamente delicioso e este bolo super fofo de café (receita muito antiga da minha avó) que é simplesmente perfeito!

 
 

62 comentários:

  1. "O" bolo de iogurte, imponente, apelativo e elegante! :)
    Decerto uma delícia, infalível receita da avó, simples simples de preparar, mais fácil ainda de devorar!

    Boa semana,
    Aida

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão bonito e elegante, deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  3. Oh que lindo!
    Adoro a forma como o apresentas, num abraço com um laço.
    De facto um bolo de iogurte, é aquele bolo que sempre vou fazer e sempre vou adorar :)
    Desde pequenina que o faço e devoro!
    Ficou lindo Patrícia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro bolo de iogurte, foi dos primeiros bolos que experimentei! É daqueles bolos clássicos que sabem sempre bem e o teu ficou muito bonito!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Que bolo maravilhoso, e que fotos lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Tão simples, mas tão perfeito. Lindo.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá Patricia,

    A Avó sabia o que fazia e tu transmites o ensinamento dela de forma linda e deliciosa ! :)
    O bolo está fantástico, adorei a apresentação !

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!
    E que bolo lindo! De facto uma receita fácil de decorar e que resulta nesse bolo bem apetitoso... perfeito para estes dias frios de Outono!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de bolo de iogurte :) Apesar da sua simplicidade acho-o perfeito para todos os momentos :) E sabe tão bem com uma chávena de chá! Adorei o aspecto!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  10. O bolo de iogurte é um bolo que me traz muitas recordações de infância. A minha avó fazia um delicioso!
    Ao ver o teu assim tão elegante lembrei-me dela e até fiquei com a lágrima no cantinho do olho. É maravilhoso como a comida nos transporta pelas nossas memórias!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que linda apresentação.Até que dá pena cortá-lo!gosto de bolos de iogurte,ficam com um cheiro e uma textura deliciosa.
    bjns

    ResponderEliminar
  12. Olá, Patrícia.
    Venho aqui pela primeira vez e fiquei rendida. Não só pelo bolo lindo que nos trazes, mas pelo teu blog que é simplesmente fantástico.
    Que fotos mais lindas e delicadas...que receitas mais tentadoras!Parabéns.
    Vou passar a seguir-te, pois quero vir cá mais vezes.
    Beijinho

    Sílvia

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. olá
    ai este bolo, como com alguma frequencia
    sei de fonte limpa que sao muito bons e este está deveras apetitoso
    bjs

    ResponderEliminar
  14. A procura de uma receita de bolo de Iogurte acabei por me encantar com o aspecto do seu... e realmente fica fofinho e apetitoso. obrigada pela dica !

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns
    Tem optimo aspecto,
    Fiz o bolo ontem, mas alterei um ingrediente, não coloquei óleo em substituição coloquei outro iogurte.
    Fiz com iogurtes naturais
    Ficou uma delicia.

    ResponderEliminar
  16. Fiz agora mesmo, mas murchou um pouco no meio. Não sei se é do meu forno!
    Parabéns por este Blog delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili!
      Um truque para os bolos não baixarem depois de os tirarmos do forno é nunca, mas nunca abrir a porta do forno antes dos primeiros 30 minutos de cozedura.
      Um beijinho

      Eliminar
  17. Acabei de fazer este bolo, é muito fácil de fazer e fica muito fofo, mas na minha opinião tem um senão, é demasiado doce, as 4 medidas de açúcar são exageradas :| agr já está feito, mas para a próxima tentarei apenas com 2 medidas!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!

      Obrigada pela sua opinião. Nos últimos tempos tenho colocado apenas 3 medidas de açúcar, pois o meu paladar mudou bastante e também já não gosto de bolos muito doces. A receita original leva 4 medidas e foi assim que a quis publicar, mas claro que o açúcar fica sempre ao gosto de cada um. Sempre que experimento uma receita nova, corto sempre no açúcar ;)
      um beijinho

      Eliminar
  18. Este bolo está agora no forno a caminho! Achei no entanto que a massa ficou docinha... vamos lá ver! :)

    ResponderEliminar
  19. Já fiz várias vezes este bolo, duas delas com cobertura e recheio de natas frescas e ananás. Fica uma delicia e é super elogiado! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa C.,

      Que bom! Este bolo é realmente muito versátil! Obrigada pela partilha.
      Um beijinho

      Eliminar
  20. Fiz agora pela 2ª vez com iogurte de morango e ficou delicioso! Obrigada pela partilha!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Fico muito feliz que tenha partilhado o seu resultado. Obrigada.
      um beijinho

      Eliminar
  21. Olá, muito boa tarde! Gosto imenso do seu blog! Parabéns desde já!
    Tenho sempre uma duvida, como ficam melhores os bolos de iogurte? com um iogurte de aroma ou natural? só não queria que ficasse com um sabor mais forte...
    Obrigada!!
    Rossana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rossana!
      Antes de mais, obrigada pelas suas palavras!
      Pode perfeitamente fazer este bolo com iogurte natural. A receita original da minha avó é feita com um iogurte de aroma, mas pode fazer como entender.
      Eu sugiro que, caso use iogurte natural, que aromatize o bolo com a raspa de um limão ou uma laranja. Fica muito bem também.
      Um beijinho

      Eliminar
  22. Cara Patrícia,


    Fiz a sua receita (só com 3 medidas de açúcar) e ficou bom... só encontrei um pequeno senão que foi sentir que o bolo ficou um pouco denso ao comer. Saberá dizer-me qual o motivo?
    Ocorreram-me duas respostas possíveis: a farinha ser em demasia ou o fermento não ser de boa qualidade e não permitir que o bolo cresça mais para que a massa fique mais fofa e leve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Da próxima vez, experimente faazer o seguinte: não bata demasiado a massa e peneire a farinha com o fermento antes de juntar à massa.

      Um beijinho

      Eliminar
  23. As receitas da avo são sempre as melhores! Adorei a apresentação, ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  24. Olá! Pode ser feito em forma quadrada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica.
      Nunca experimentei fazer este bolo numa outra forma. Mas penso que sim. Como a forma quadrada é mais baixa e larga, apenas deves ter em atenção o tempo de cozedura, que deve ser menor.
      Um beijinho

      Eliminar
  25. Olá Patrícia. Posso fazer esta receita em dobro? Quantos quilos dará no final? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lady.
      Eu não aconselho a duplicar receita dos bolos para um mesma forma, pois podem ter um comportamento completamente diferente. Já experimentei duplicar receitas de bolos e não correu bem porque ficavam muito grandes e demoravam muito tempo a cozer, acabando por ficarem muitos queimados por fora e ainda crus por dentro.

      Um beijinho

      Eliminar
  26. Qual a medida do iogurte para eu me basear?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lauane!
      Antes de mais, obrigada pela sua visita.
      A medida do copo de iogurte (sólido/de colher) é de 125g.

      Eliminar
  27. Qual a medida do iogurte para eu me basear?

    ResponderEliminar
  28. Tenho a mesma dúvida da Lauane...qual a medida do iogurte???

    ResponderEliminar
  29. Tenho a mesma dúvida da Lauane...qual a medida do iogurte???

    ResponderEliminar
  30. Olá Lauane!
    Antes de mais, obrigada pela sua visita.
    A medida do copo de iogurte (sólido/de colher) é de 125g.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Já experimentei a receita e fica muito bom o bolo de iogurte.
    �� Parabéns

    ResponderEliminar
  32. Acabei de fazer o bolinho de iogurte...
    Ficou uma delícia!!!
    Muito fofinho por dentro e crocante por fora...
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  33. Boa noite. Sempre fiz o bolo de iogurte e ficava sempre leve e fofo. Agora não cresce e fica pesado...não percebo.porquê.... Mudei de casa. Será do forno?? Já experimentei no forno da salamandra e também não cresce..

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!